segunda-feira, 14 de abril de 2014

Copa Brasil Sudeste ainda não saiu do papel


Agora espécie de terceira divisão do basquete nacional, a Copa Brasil 2014 já está rolando em algumas regiões, como a nordeste e sul. A competição que colocou Mogi, Palmeiras, Liga Sorocabana, Macaé e Tijuca nas últimas edições do NBB sofre com um certo esvaziamento, mesmo que ainda dê a possibilidade dos vencedores entrarem na LNB via Liga Ouro. 

Depois de vários anos sem a competição, a CBB voltou a organizá-la em 2011, acertando com a Liga Nacional de Basquete que os dois campeões da Super Copa, se cumprissem as exigências, seriam aceitos na quarta edição do NBB. O Tijuca foi campeão, a Liga Sorocabana vice, e ambos avançaram aos playoffs do nacional naquele ano. 

Na temporada seguinte, o torneio proclamou o Mogi das Cruzes como campeão e o Palmeiras como vice. Os dois também foram ao NBB e debutam na pós-temporada exatamente neste NBB.  No ano passado, o Fluminense e Macaé se classificaram para na Super Copa e disputaram uma espécie de torneio da morte com o Tijuca por uma vaga no NBB6. 

Os campeões das cinco regiões se reúnem na Super Copa Brasil, sendo que três dos oito participantes nos últimos três anos foram do sudeste e todas as equipes que ascenderam ao NBB desde a recriação do campeonato foram da mesma região. Basquete Cearense e Goiânia entraram na LNB, mas foram convidados, assim como o Fluminense, que desistiu de jogar o NBB. 

Para este ano, o regulamento traz um parágrafo totalmente em negrito com os dizeres: 

"Parágrafo único: As vagas para Supercopa Brasil 2014 obedecerão à quantidade de 
equipes inscritas em suas respectivas regiões, a determinação das vagas por regiões 
serão definidas após reunião técnica previamente agendada pela Confederação 
Brasileira de Basketball com os representantes de cada Região". 

E o campeonato é importante, não só pela oportunidade de subir de divisão, como para manter times em atividade, dando espaço para jogadores, treinadores e no desenvolvimento de novos atletas, motivo da participação do Minas Tênis Clube, um dos fundadores da LNB, na edição de 2013. 

Mas o campeonato passa longe de ser perfeito e já sofre com problemas. Como noticiado na época pelo jornalista Fábio Balassiano, a CBB, que pagaria as passagens e hospedagem das equipes na Super Copa (que reúne os vencedores das copas regionais), não arcou com essa despesa e o repassou para os times, o que fez o campeão do norte, a Assembleia Paranese, desistir de jogar o torneio. 

A Copa Brasil Sudeste 2014 deveria ter começado no dia 27 de março e sua data final é o dia 20 de abril (na página da competição as datas são diferentes, de 17/3 a 4/5, ambos sem respeitar os 60 dias de prazo segundo o Estatuto do Torcedor), como aponta o regulamento do campeonato no próprio site da confederação, mas a competição, de fato, ainda não começou. No mesmo portal, não existe nenhuma informação sobre o torneio além do regulamento. Caso alguém queira confirmar, basta procurar pela Copa Brasil Sudeste no Google, não há informações nem de times, tampouco de datas. 

Este blogueiro pediu esclarecimentos à CBB há mais de uma semana sobre a realização do campeonato, mas até o momento não obteve nenhuma resposta. Resta esperar para ver se a região que possui 14 dos 17 times do NBB e dois dos quatro times da Liga Ouro ficará em divisão de acesso.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário