terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Brasil Kirin campeão: uma reflexão sobre o esporte em Sorocaba

Crédito: Facebook Futsal Brasil Kirin

Pensei e muito para escrever isso aqui e pensei também se cabe no blog, mas como abordarei o basquete e o futebol americano da cidade, não vi problema.

Nesta segunda, dia da grande final da Liga Futsal, a jornalista Rafaela Gonçalves, do Cruzeiro do Sul, publicou uma boa reportagem sobre a equipe e ganchos sobre a situação das arenas esportivas da cidade de Sorocaba.

O Brasil Kirin foi campeão na prorrogação, mostrou trabalho sério e dedicado do craque Falcão, mas não jogou NENHUMA partida na cidade, o que destaca o sucateamento das praças esportivas da cidade.

Aliás, o profissionalismo do time deve servir de exemplo aos outros, já que Falcão rompeu muitos mitos na cidade. O primeiro deles é que o grande empresário não investe no esporte. Pois temos com ele uma multinacional gigante, a Brasil Kirin, que acreditou na solidez e qualidade do projeto. Mas esse pode ser um assunto para outro dia...


Aos fatos

Vamos começar pelo Estádio Municipal Walter Ribeiro, inaugurado em 1978. Desde lá, as únicas reformas do CIC (Centro de Integração da Comunidade) foram a troca do gramado algumas vezes. E de centro de integração da comunidade o estádio não tem nada...

Ainda é possível ver cinzeiros no estádio mesmo com as leis antitabagismo, o vestiário foi reformado apenas para receber os treinos de Japão e Argélia na Copa do Mundo, não há acessibilidade, banheiros adaptados, internet nas cabines de imprensa e o melhor estacionamento do estádio é do hipermercado ao lado.

Tirando, é claro, que o estádio não possui ao menos um placar. Já ouvi até o argumento de que não precisa, já que o torcedor sabe quanto está o jogo...

A situação das praças da cidade foi bem destacada por Pedrinho Souza, ex-preparador físico dos times da Minercal e também do vôlei Leite Moça na reportagem citada acima... Não existem pistas de atletismo com tamanho oficial na cidade, piscinas públicas e a última construção de praça esportiva foi... Isso, exatamente o CIC, há vergonhosos 36 anos.

O Ginásio Municipal Gualberto Moreira é da década de 1950, construído com o esforço da cidade para receber os Jogos Abertos, com as fotos emblemáticas do Padre Pieroni carregando latas de cimento fresco para acelerar sua construção (para quem não é da cidade, o ginásio fica onde se localizava a antiga Igreja de Bom Jesus, hoje na Rua Nogueira Padilha). Chegou a ser abandonado pelo poder público após a saída do vôlei Leite Moça da cidade, foi reformado, mas é frequentemente alvo de vândalos.

Por ser o único ginásio de porte na cidade, é disputado por várias equipes, Handebol do Anglo, LSB, vôlei, além de Cruzeirão, Cruzeirinho, Jogos Escolares, torneios da Lisofus, a Liga Sorocabana de Futsal e isso sem que a quadra tenha o tamanho mínimo oficial para a prática dessa modalidade (!!!!).

O último incidente foi com a quadra cedida pelo Ministério do Esporte à Liga Sorocabana de Basquete. O relógio de 24 segundos reserva também não foi instalado, rendendo multa ao time de mil reais. Responsabilidade, quer ou não, do poder público municipal, dono do ginásio.  

Já o Sorocaba Vipers Army, time de futebol americano da cidade, anda nos trazendo bastante orgulho. Foi vice-campeão do estadual e ficou em terceiro na Liga Nacional, mas não tem um campo público para treinar, depende da boa vontade dos clubes em ceder seus campos, como o Clube de Campo ou o Recreativo Campestre.

Outro que sofre com isso é a Lisoboxe, a Liga Sorocabana de Boxe, que sempre contribui em Jogos Regionais e Abertos e possui vários trabalhos de incentivo ao esporte.

No entanto, não entrarei no mérito da Arena Multiuso. A construção mal feita caiu, é mal localizada, será de difícil acesso, mas para a condição do nosso esporte, seria um grande avanço.


Alguma proposta

Bem, não defendo aqui que as prefeituras injetem dinheiro nas agremiações esportivas das cidades, pelo contrário, acho que isso não é o certo. Se você entendeu isso de minha crítica, entendeu errado. Defendo que as prefeituras possam ser parceiras dos times e fornecer o máximo de ajuda possível sem repassar dinheiro direto aos clubes e incentivem sua continuidade.

Sorocaba tinha uma ótima equipe de ciclismo capitaneada pela Padaria Real, mas como não conseguiu manter a equipe sozinha, a padaria acabou fechando o time. Agora temos mais de 100km de ciclovia, sem que haja um time desse porte fomentando (desde ensinar gente a pedalar, até dar clínicas de ciclismo de estrada) o esporte da bicicleta. Temos agora a Cervejaria Burgman tentando reaver essa chama. 

A ajuda pode vir em forma de convênio, lei de incentivo, trabalho de conservação e ampliação de praças esportivas, cobrança nula de aluguel para equipes da cidade e assim por diante. Esse incentivo já seria um bom começo. Outra ideia é criar leis de incentivo municipais para que empresas da cidade abatam seu imposto no esporte da cidade, não sei se é possível, mas é uma ideia.  

Sorocaba não constrói um centro esportivo há anos e os que temos não possuem condições para que as equipes possam treinar. Os centros são da comunidade sim, da população de Sorocaba, mas esse convênio e parceria que sugeri aumentaria o envolvimento das equipes com o público, colocando mais esporte nos bairros. Não custa tentar.

Só para lembrar, nosso esporte é multicampeão de bicicross, campeão estadual, nacional, sul-americano e mundial de basquete, estadual, nacional e intercontinental de vôlei, tem representantes no boxe nacional, no MMA, nas pistas de corrida, tradição no futebol estadual e agora também é campeão nacional de futsal.

É difícil gostar de esporte nessa cidade... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário